A falta de experiência profissional é um dos maiores desafios para quem está em busca do primeiro emprego, mas é justamente isso que o candidato deve usar como incentivo para fazer um currículo que chame a atenção dos recrutadores.
“Quando você está fazendo o currículo para o primeiro emprego, é muito importante que você revise o que fez de atividades nos últimos anos“, diz a especialista em recolocação Taís Targa.
“Se você foi voluntário, chefe de escoteiro, representante de turma, se ganhou prêmio de melhor redação, a nota no Enem, tudo é válido para mostrar aquilo que você fez além das atividades escolares”, ensina.
Até experiências não remuneradas devem ser mencionadas, segundo Taís. “Ajudar na quitanda da mãe durante as férias, o tio no posto de gasolina ou o pai em reformas de casa, além de experiências como baby-sitter ou até vendas de brigadeiros no colégio”, enumera.
Veja 3 modelos de currículo para primeiro emprego ao fim da reportagem
- Voluntariado e atividades extras
- Trabalho em empresa júnior ou centro acadêmico
- Responsabilidades na escola ou faculdade
Vale a pena mencionar, por exemplo, participação em atividades de monitoria e aulas de reforço, na organização das finanças para uma festa de formatura ou como representante de classe. O candidato pode ainda contar o motivo de fazer as atividades, como foi escolhido e o que aprendeu com cada uma.
- Premiações e conquistas especiais
- Projetos em comunidades
É craque nas redes sociais? Talentos como domínio em edição de vídeo (pode citar o programa usado) e em criação de posts para rede social também podem ser mencionados no currículo, assim como a elaboração de planilhas, aconselha Taís Targa.
Onde colocar experiências e habilidades
Essas experiências podem ser listadas, de forma breve, no item “resumo profissional” ou “resumo de qualificações” (veja nos modelos de currículo abaixo).
As habilidades podem ter um campo só para elas.
Como destacar cursos
Se for colocar cursos realizados no currículo, é recomendado citar os ligados à área em que se busca a vaga.
Se cursou alguma disciplina que não está diretamente ligada à formação, mas pode ser relevante para conquistar o emprego, pode mencioná-la no currículo, destaca o Vagas.com.
“Demonstre que você buscou uma formação mais ampla e que fez isso pensando em se preparar melhor para o mercado de trabalho”, informa.
O que escrever no e-mail
Se o candidato for enviar o currículo por e-mail, pode fazer um texto se apresentando. Veja um exemplo da especialista Taís Targa:
Olá, eu sou Fulano, estou em busca do meu primeiro emprego, tenho ensino médio completo, possuo domínio de microinformática, falo inglês em nível intermediário, já tenho experiência em apoio a comércios locais de familiares e agradeceria muito se você pudesse me dar a chance de ir para uma entrevista. Um grande abraço ou Atenciosamente,
Nome Completo, Telefone, E-mail
Por fim, é recomendado mandar em anexo o arquivo em PDF.
Modelos de currículos
Veja abaixo três modelos de currículos elaborados pela especialista Taís Targa, pelo Vagas.com e pela Catho.
1. Modelo de currículo para primeiro emprego do Vagas.com
Modelo de currículo para primeiro emprego do Vagas.com — Foto: Divulgação
2. Modelo de currículo para primeiro emprego elaborado pela especialista Taís Targa
Modelo de currículo para primeiro emprego elaborado pela especialista Taís Targa — Foto: Divulgação
Modelo de currículo para primeiro emprego da Catho — Foto: Divulgação
0 Comentários